domingo, 1 de junho de 2014

Desobsessão na Visão Espirita





A desobsessão é um tratamento segundo a Doutrina Espirita para pessoas que sofrem de perturbações espirituais prejudiciais, tanto encarnados como desencarnados.
A desobsessão é assim um tratamento que trata a vitima e o obsessor,
 Por isso a desobsessão no sentido amplo é um processo de regeneração da humanidade.
É o ser humano saindo do passado sombrio e vencendo a si mesmo.
No sentido mais restrito é o processo de libertação para o obsessor como para a sua vitima que é o obsidiado.
Deve ser ainda entendida como um remédio moral especifico limpando os caminhos mentais em que nos cabe agir imunizando – nos contra os perigos da alienação estabelecendo vantagens ocultas em nós, para cada um de nós e á nossa volta numa grandeza que ainda não somos capazes de calcular.
Através dessa força maravilhosa desaparecem em nós doenças – fantasmas, empecilhos escuros e muitos insucessos negativos na nossa vida, e assim obtemos com esse apoio espiritual mais amplos horizontes ao entendimento da vida e a recursos morais grandiosos para agir diante do próximo  com desapego e compreensão.
O conhecimento deste problema exige tempo, estudo e dedicação.
Nem sempre se consegue resultados imediatos, para isso temos sempre de confiar no mundo espiritual benfeitor e insistir sempre com a mesma vontade.
 É uma tarefa que tem e trás muitos sacrifícios e muita humildade como norma de disciplina.
Considerando toda esta complexidade que é a Desobsessão e tudo o que a envolve, devemos sempre confiar a misericórdia de Jesus lembrando que Jesus não exigiu nada a ninguém, nem pretendeu transformar tudo de uma só vez,  semeou a sua mensagem de amor amando sem queixas e sem imposições de qualquer natureza, espalhando através da sua renúncia aos bens terrenos as bases da felicidade e da paz, e diante dos obsidiados, amando  perseguidos e  perseguidores servindo com misericórdia e amor, libertando os obsessos dos seus obsessores dizendo – lhes com muita segurança e amor, Vai e não tornes a pecar, como a dizer que a saúde é um bem que nasce no coração e se expande por todo o lado.
No tratamento da desobsessão é preciso saber distinguir os seus efeitos, daqueles outros causados por causas naturais mais ou menos passageiras e das alterações emocionais do próprio psiquismo do paciente e valendo – se de técnicas onde se obtém bons resultados.
Temos também de ter na Prece uma grande ajuda tanto para o obsidiado como para o precisa de ser ajudado.
E para que tudo seja bom é importante que faça uma doutrinação aos espíritos encarnados e desencarnados, ou seja explicar que não é esse o procedimento e seria bom compreender que não é dessa maneira que se julga, e ler o Evangelho Segundo o Espiritismo será uma boa ajuda.
Mas temos de compreender que todo esse trabalho implica muita renúncia e empenho de todos e não se resolve de um só vez, pode ser preciso muitas vezes, pois o trabalho é duro, mas com ajuda dos Benfeitores Espirituais vamos conseguir.
Assim vamos tentando compreender que todo este trabalho é feito com simplicidade e amor e com muita prece.
Importante nestes casos é que todo o trabalho seja continuado e não parar pois ao mais pequeno deslize os obsessores voltam e fazem o mesmo, por isso é preciso uma vigilância constante que modifica a vidas das pessoas no melhor sentido com uma vida mais serena e muita Prece..
Apenas nestas breves palavras quero dizer que todo este trabalho implica uma união sincero e bastante empenho de ambas as partes, e deve ser sempre feito num Centro Espirita, e não em qualquer lugar pois não terá o mesmo efeito, passando apenas por ser mais um caso de charlatanice, é muito importante e lugar certo e as pessoas certas, e tudo preparado e feito dentro da maior responsabilidade e o auxilio dos Mentores Espirituais  e num clima de PRECE .

Manuel Altino


Postar um comentário