sábado, 3 de maio de 2014

Palestras no Centro Espirita


Pela necessidade de integrar os trabalhadores e os estudiosos da Doutrina Espirita sem o intuito de padronizar as Palestras Espiritas.
É por isso que se aconselha determinadas posturas de acordo com o local e as pessoas que o compõe.
Pois muitas vezes podem servir de lenitivo aos que sofrem e precisam de um esclarecimento para compreender as suas dificuldades e pela falta de conhecimento da Doutrina Espirita.
Dando – lhes a entender a dinâmica da Vida e das leis do Universo e muitas vezes a razão dos seus sofrimentos.
São condições importantes muitas vezes tocar e falar sobre A Reencarnação, A lei de Causa e Efeito, A Vida do Espirito ou a Sua Evolução.
É muitas vezes lamentável pensar-se ser que a Doutrina é apenas para os pobres e humildes.
Pretende –se desta forma que propiciar a quem vem pela primeira a uma casa espirita começar a conhecer a Doutrina Espirita nos três conceitos da vida.
Temas como o da Caridade precisam de ser compreendidas de uma forma simples e ao mesmo tempo que possa promover esse sentimento nos que escutam.
Também alguns temas como a Origem da Vida podem ser explicados de uma maneira compreensiva e tornar – se umas simples aulas de Biologia ou Geografia.
A mensagem esclarecedora deve ser sempre levada com muita clareza e para que todos a possam receber desde o mais simples ao mais letrado dando uma dinâmica de vida séria.
Uma coisa importante que se deve ter numa palestra é sempre a naturalidade e humildade, e não demonstrar que está a ser muito importante.
Muitas vezes até preparamos um lindo tema para explicitar e acontece que muitas vezes não o fazemos, pois somos impelidos pelo Mentor Espiritual a falar de algo que não sabíamos, ou seja acontece muitas vezes quando nos deixamos intuir e não ficamos presos ao que temos preparado, muitas vezes acontece.
Isso muitas vezes quer dizer que nessa altura é a melhor palestra que temos, pois foi tudo dito pelo Mentor e nós apenas fomos os intermediários.
Outras vezes fazemos uma palestra seguindo tudo o que planeamos e devo dizer que também é bom, pois nesses momentos estamos a esclarecer e a Doutrinar.
Uma outra ciosa importante que se deve ter é uma grande disciplina para desertar sempre dentro do mesmo tema.
Esperemos que as Palestras possam ensinar e também ser quase como uma escola no Centro Espirita.
Vamos deixar muito claro que tudo tem de ser sempre sobre uma visão da Doutrina Espirita e do Evangelho.
Então companheiros desta caminhada vamos sempre manter dentro da Palestra Espirita uma atitude de simplicidade e humildade para que quem nos escuta entenda e ao mesmo tempo se sinta tocado esta Doutrina que nos ajuda a vermos a vida de uma outra forma.
Todas as Palestras assim como todas as reuniões dentro do Centro Espirita devem ser sempre á mesma hora e no dia escolhido, pois saibam que antes de nós encarnados há todo um trabalho feito pelos Benfeitores Espirituais para que tudo corra pelo melhor.
Penso aqui neste pequeno texto dar um pequeno exemplo da importância duma palestra da Doutrina Espirita, embora muito mais havia dizer.
Com um simples e sincero abraço de muita paz.

Manuel Altino

Nenhum comentário: