quinta-feira, 20 de maio de 2010

Condicionamento e vícios das manifestações mediúnicas


Os médiuns, no seu tirocínio, devido ainda ao pouco esclarecimento doutrinário e prática, apresentam muitas atitudes viciosas, comuns a outros médiuns que efetivam trabalhos mediúnicos, e que por terem tido uma má orientação, seja por falta de meios, ou por carência no ensino e falta de disciplina, se tornaram viciosos, e isso é necessário corrigir.

Os excessos de condicionamentos viciosos nos médiuns traduzem-se em gestos, ruídos, posições menos consentâneas com a normalidade.

O médium age desta forma porque, no envolvimento mediúnico, não sabe controlar as percepções e sensações. Noutra situação, acomodou-se a imitar médiuns mais antigos, que eles acham mais evoluídos e desenvolvidos, e também quando querem mostrar que não são eles, mas um outro espírito a comunicar-se.

Toda esta postura demonstra que o médium precisa de esclarecimento e educação, de disciplina.

O médium bem educado não tem essa postura:

A) Movimentos bruscos, tremuras, ou pancadas;

B) Sopros, bocejos, gemidos ou gagueiras, arfares...

O médium, ao entrar no envolvimento fluídico, pode sentir calor, frio, dores, medo, ódio, revolta, porém um médium bem estruturado sabe filtrar tudo isso e, inclusive, auto-doutrinar-se e doutrinar o espírito comunicante, só permitindo a comunicação quando seja o momento e se oportuna. Com consentimento do dirigente dos trabalhos.

Cada espírito que se comunica tem sua individualidade e forma de se apresentar; se houver repetição constante do mesmo processo, pode ser animismo.

Após uma doutrinação, o espírito não sofre grandes alterações, mas pode ficar esclarecido quanto à sua condição, pode sentir que a sua dor atenuou ou acabou mesmo, pode reconhecer que estava a proceder mau e se arrepender.

Existe, porém, um momento em que o médium tem, por vezes, quando da retirada do espírito comunicante, necessidade de fazer o fechamento ele mesmo, como se do comunicante se tratasse. Isso é incorreto.

É extremamente importante respeitar toda a orientação do dirigente do Grupo.

Colocar em prática os conhecimentos doutrinários, conscientizar o médium da responsabilidade do ato e da seriedade que ele tem que ter e encarar, fazer a higienização, física e espiritual, a assiduidade e cumprir todos os preceitos da Doutrina, afim de se fazer um filtro de comunicação sério e responsável.

Não esquecendo a máxima: ORAI E VIGIAI!

Caminheirodapaz

Um comentário:

Louise disse...

Bom dia,nunca nos esqueçamos de que o médium é o primeiro doutrinador do espírito, se não houver estudo, concentração, prece fica difícil, daí vermos muitas vezes espíritos se utilizando do médium para quebrar, xingar, falta de estudo, controle, ascendência sobre àquele espírito. Muita paz.