segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como os Espíritos podem intervir no nosso mundo?




À primeira vista, a idéia que se forma dos Espíritos torna o fenômeno das manifestações incompreensíveis. Essas manifestações apenas podem ter lugar pela ação do Espírito sobre a matéria ; é por isso que aqueles que acreditam que o Espírito está isento de qualquer matéria se perguntam, com aparente razão, como ele pode agir materialmente. Ora, aí está o erro ; porque o Espírito não é uma abstração, é um ser definido, limitado e circunscrito. O Espírito encarnado no corpo constitui a alma ; quando deixa o corpo na morte, dele não sai destituído de todo e qualquer envelope. Tudo nos diz que conserva a forma humana, e, com efeito, o que nos agrada, sob a forma com que o conhecíamos.

Há no homem três elementos : 1º a alma ou Espírito, princípio inteligente no qual reside o senso moral ; 2º o corpo, envelope grosseiro, material, do qual temporariamente é revestido para o cumprimento de certos objetivos providenciais ; 3º o perispírito, envelope fluídico, semi-material, servindo de ligação entre a alma e o corpo.

O perispírito não é, de forma alguma, uma daquelas hipóteses às quais temos algumas vezes recorrido na ciência para a explicação de um fato ; sua existência não é revelada somente pelos Espíritos, é um resultado das observações.

A natureza íntima do Espírito propriamente dito, isto é do ser pensante, nos é inteiramente desconhecida ; se revela a nós apenas por seus atos, e seus atos somente podem atingir nossos sentidos materiais por um intermediário material. O Espírito tem então necessidade da matéria para agir sobre ela. Tem por instrumento direto seu perispírito, como o homem tem seu corpo ; ora seu perispírito é matéria, assim acabamos de ver.

Todavia, o perispírito é composto de uma matéria diferente da que conhecemos, que escapa aos nossos sentidos e aos nossos instrumentos. Para poder intervir no mundo material, os Espíritos têm necessidade de retirar, do meio ambiente onde querem se manifestar, um tipo de fluido chamado fluido vital, do qual são, eles mesmos, desprovidos.

Esse fluido vital impregna todos os seres viventes, é o laço entre a matéria e o Espírito ; certas pessoas chamadas médiuns são capazes de exteriorizar seu fluido vital e de o tornar disponível. Combinando-o com seu perispírito, os Espíritos podem « animalizar » objetos e fazê-los se deslocar segundo sua vontade. Essa combinação é todavia difícil porque as vibrações do fluido utilizado pelo Espírito devem estar em ressonância com as vibrações próprias de seu perispírito.

Em resumo, basta que um Espírito recolha uma quantidade de energia física liberada conscientemente ou involuntariamente por um homem ou uma mulher, e ele que esteja em concordância com as vibrações desta força orgânica, por serem iguais em certa medida, para agir novamente sobre o plano material e manifestar sua presença e sua personalidade : é isso que se chama de manifestações de efeitos físicos.

O Espírito pode agir diretamente, com seu perispírito, sobre o perispírito de um Espírito encarnado ; isso implica em que as vibrações dos dois perispíritos sejam equivalentes. Esta ação se traduz por inspirações, sugestões, reflexos, etc. ... é o que se chama de manifestações de efeitos inteligentes.

Visto dessa maneira, a ação do Espírito sobre a matéria se concebe facilmente ; compreende-se daí que todos os efeitos resultantes entram na ordem dos fatos naturais, e nada têm de maravilhoso. Eles nos parecem sobrenaturais porque não lhes conhecíamos a causa ; sendo esta conhecida, o maravilhoso desaparece, e essa causa está inteiramente nas propriedades semi-materiais do perispírito. É uma nova ordem de fatos que uma nova lei vem explicar.
Vale anotar:

* Os Espíritos não são seres imateriais. São compostos de uma alma e de um corpo semi-material, chamado perispírito. A matéria que compõe esse corpo é tão sutil para nós que nos parece difícil aceitá-la como sendo matéria. É por meio desse corpo que os Espíritos podem se manifestar no mundo material.

Para saber mais:

* O Livro dos médiuns Allan Kardec (2ª parte, c. I, Ações dos Espíritos sobre a matéria)
* Obras póstumas Allan Kardec (o perispírito, princípio das manifestações)
* Le Spiritisme, qu’en savons-nous ? de l’USFF (ch. IX, Comment les Êtres…)
* Le Spiritisme n° 2 du Centre Spirite Lyonnais (le magnétisme, questions 3 à 5, p. 7)

Nenhum comentário: